quinta-feira, 7 de julho de 2016

Opinião: "Viver Depois de Ti" de Jojo Moyes


"Louisa Clark é uma jovem com uma vida banal - um namorado estável, trabalhador e uma família unida - que nunca saiu da aldeia onde sempre viveu. Quando fica desempregada, vê-se obrigada a aceitar um emprego em casa de Will Traynor, que vive preso a uma cadeira de rodas, depois de um acidente. Ele sempre tinha vivido de um modo trepidante - grandes negócios, desportos radicais, viajante incansável - agora tudo isso ficou para trás. 

Will é mordaz, temperamental e autoritário, mas Lou recusa tratá-lo com complacência e em breve a felicidade e o bem-estar dele tornam-se muito mais importantes do que ela esperaria. No entanto, quando Lou descobre que Will tem planos inconfessáveis para a sua vida, ela luta para lhe mostrar que ainda assim vale a pena viver."


Eu nunca tinha ouvido falar deste livro até me juntar à comunidade Bookstagram e ver imensas contas falarem acerca dele. Um outro fator que me deixou também bastante interessada, foi o facto de ter visto o trailer do filme (que só sai em Portugal em Agosto) e o ter adorado.

Este livro foi simplesmente perfeito! A história é tremendamente bem escrita, as personagens são realistas, e facilmente nos identificamos com os problemas que as afligem (talvez mais com Louisa do que Will, por motivos óbvios). 

Uma das primeiras comparações que eu fiz a este livro foi com "A Culpa é das Estrelas" e cada vez mais essa comparação me parece a mais adequada. Ambos os livros abordam o tema da morte e como esta afeta as pessoas que eram mais próximas da vítima.

Com este livro, eu chorei, ri, fiquei assustada e com medo do que poderia vir acontecer. Todos estes sentimentos só me fizeram desejar ainda mais ler o livro!

"Viver Depois de Ti" faz-nos olhar para a vida e a morte de um ponto de vista diferente (tal como acontece com "A Culpa é das Estrelas), e achei bastante interessante ler sobre esse ponto de vista.

Eutanásia, ou morte assistida, foi recentemente um tema muito discutido em Portugal, e agradou-me bastante ler (novamente) o porquê das pessoas desejarem este tipo de morte, mas desta vez enquadrado numa história.

O final foi algo inesperado, mas ao mesmo tempo esperado. Sinceramente não acreditei que depois de tudo o que aconteceu a história pudesse acabar assim, mas é a vida.

Bom, bom, seria que a Porto Editora publicasse a sequela "After You", mas pelo que pude apurar, não está nos planos deles...

Classificação: 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário