sábado, 9 de julho de 2016

Opinião: "Fechada para o Inverno" de Jørn Lier Horst


"A densa névoa outonal paira sobre a costa norueguesa. Antes de a fechar para o inverno, Ove Bakkerud pretende desfrutar de um último fim de semana na sua casa de férias. No entanto, à chegada, depara-se com o caos após um assalto. E na casa vizinha um homem foi espancado até à morte...

O detetive William Wisting já viu homicídios grotescos no passado. Contudo, é a primeira vez que constata um desespero como o que, neste outono, testemunha em Stavern. Como se alguém tivesse tudo a ganhar e quase nada a perder. Por isso, não fica muito satisfeito quando a filha se muda para uma casa junto à boca do fiorde. A sua preocupação aumenta à medida que vão aparecendo cadáveres gravemente mutilados nos recifes. E do céu começam a cair pássaros mortos..."


Primeiro que tudo, tenho de agradecer à Dom Quixote por me ter enviado este exemplar. Mais uma vez, esta editora aposta num escritor nórdico de policiais, impossível de desiludir!

A princípio, quando soube que este era o sétimo volume da série protagonizada pela detetive William Wisting, receei que a história fosse difícil de acompanhar, uma vez que há muita história por detrás das personagens que não conhecemos. No entanto, a editora optou por adicionar uma "Nota introdutória à edição portuguesa", que faz um apanhado de todas as informações que necessitamos de saber para podermos acompanhar a história, o que, na minha opinião, foi um feito fantástico!

O facto de o autor ter ele próprio trabalhado no Polícia dá um toque muito realista à história, pois temos a certeza de que aquilo que estamos a ler poderia ter acontecido mesmo na vida real.

As personagens são interessantes e cativantes e a história cheia de reviravoltas inesperadas. Todas as suposições criadas fazem-nos duvidar de (quase) todas as personagens (pelo menos comigo foi assim), até chegarmos ao final.

Uma leitura arrepiante e intensa, em que nunca temos a certeza daquilo que a Polícia encontrou. 

Este livro chega às bancas amanhã, dia 12 de julho. Não podem perder a oportunidade de o ler!

Classificação: 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário