Opinião: "Anexos" de Rainbow Rowell
"Beth e Jennifer sabem que alguém está a monitorizar os seus e-mails de trabalho (toda a gente sabe, é política da empresa). Mas, mesmo assim, não conseguem levar os avisos a sério. Insistem em enviar uma à outra e-mails hilariantes e intermináveis, em que discutem tudo sobre as suas vidas privadas.
Lincoln O'Neill não acredita no seu novo trabalho - ler os e-mails de outras pessoas. Quando se candidatou para "supervisor de segurança na Internet" imaginava-se a combater a pirataria ou a construir firewalls - e não a escrever relatórios entediantes sempre que um jornalista envia uma piada porca.
Um dia Lincoln depara-se com a correspondência de Beth e Jennifer e, apesar de saber que não a deveria ler, é incapaz de resistir às histórias cativantes. Quando finalmente se apercebe de que está perdidamente apaixonado por Beth, já é tarde demais para se apresentar. Como conseguiria ele sequer explicar?"
Quando vi este livro à venda na Bertrand da minha cidade poucos dias depois de ter sido publicado, senti uma enorme necessidade de o comprar. Afinal, todos os outros livros que li desta autora (Eleanor&Park e Fangirl) foram bastante interessantes e deixaram-me a desejar por mais. Talvez seja a essa a razão pela qual este livro me desiludiu tanto.
A sinopse é tão chamativa e interessante, mas no final do livro fiquei apenas com a impressão de que este livro é um grande cliché (e um pouco às três pancadas).
É claro que os emails trocados entre a Beth e Jennifer são realmente hilariantes (nem todos, é claro, pois alguns visam alguns temas mais sérios nas vidas delas), mas o enredo em si tem falta de história.
O enredo soa a algo saído de um filme dos anos 90 e 2000, o que é uma pena, porque, caso tivesse sido melhor desenvolvido, daria uma história interessante de se ler. Eu estava muito entusiasmada com esta ideia dos e-mails, pois não é algo muito usual, mas tenho a sensação de que a autor não soube aproveitar esta boa oportunidade que teve. Classificação: 3/5 |