sexta-feira, 25 de março de 2016

Opinião: "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert" de Joël Dicker



"Verão de 1975. Nola Kellergan, uma jovem de quinze anos, desaparece misteriosamente da pequena vila costeira de Nova Inglaterra. As investigações da polícia são inconclusivas.

Primavera de 2008, Nova Iorque. Marcus Goldman, escritor, vive atormentado por uma crise da página em branco, depois de o seu primeiro romance ter sido um sucesso inesperado.

Junho de 2008, Aurora. Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola, depois de o cadáver da rapariga ser descoberto no seu jardim. Meses antes, Marcus, discípulo de Harry, descobrira que o professor vivera um romance com Nola, pouco antes do seu desaparecimento. 

Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para Aurora para conduzir a sua própria investigação."



Hoje de manhã, faltavam-me cerca de pouco mais de 150 páginas para acabar este livro e, tenho de ser honesta, nunca pensei que o conseguisse acabar esta tarde.

A verdade é que comecei a ler este livro há cerca de um mês, ainda durante o período de aulas e testes, e o meu ritmo de leitura não tem sido muito regular. A acrescentar a isso, ainda mais o facto de o início de livro não me parecer muito promissor e até mesmo aborrecido, pelo que demorou o seu tempo a ganhar ritmo.

No entanto, hoje, especialmente por ser feriado e não ter nada que fazer, dediquei-me a lê-lo (o meu objetivo era de o ter terminado até ao final da semana) e tenho de admitir que fiquei verdadeiramente empenhada na história.

Cheio de reviravoltas, este livro engana-nos não uma, não duas, mas sucessivas vezes, deixando-nos na dúvida acerca das personagens envolvidas na história e até mesmo da própria história.

Na minha opinião, as reviravoltas são capazes de ser demasiadas, pois tornam a leitura difícil de seguir e tornam ao leitor a tarefa de descobrir o assassino impossível.

Apesar disso, não deixa de ser uma boa leitura com temas não muito retratados atualmente e uma visão muito apurada da vida em comunidade de uma pequena vila na América.

Classificação: 4/5

10 comentários:

  1. Este foi dos melhores livros que li em 2014. Gosto de livros que me prendam e que deixem a pensar. E gosto de todas as reviravoltas ;)

    Gostei deste espaço e conto visitá-lo mais vezes ;)

    Boas leituras,
    Maria Manuel

    ResponderEliminar
  2. Que incrível, parece ser realmente bom! Ótima resenha! Eu não conhecia este livro mas já quero ler! HAHA.
    Muito obrigada pela visita e pelo carinho lá no meu blog, já estou seguindo seu blog também!
    Saiu um post novo lá no blog, vem conferir! <3
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste livro!
    :)
    Parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  4. Adorei a crítica e confesso que o livro entra para a minha wishlist, sempre me despertou curiosidade, mas tinha algum receio, que agora com o teu artigo fica afastado. Parece-me que irei gostar do estilo de narrativa. Muitos parabéns pelo blogue, que ganha mais uma seguidora.
    Isabel Almeida - Blogue Os Livros Nossos

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia este livro por acaso :) excelente blog btw!

    ResponderEliminar
  6. Gostei das críticas/opiniões sobre os livros.

    ResponderEliminar
  7. Gostei tanto deste livro :))

    Odete
    (Destante blog)

    ResponderEliminar
  8. A menina dos policiais também gostou do teu blogue ;) Especialmente desta tua leitura! Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!! Estou a pensar ler como próximo policial o terceiro livro do Mons Kallentoft ou Segredos Obscuros. Recomendas algum?

      Beijinhos!!

      Eliminar
  9. Este vem a caminho na encomenda...estou curiosa.

    ResponderEliminar